sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tópico de discussão

Colegas, segundo Voltaire, "a poesia enriquece a alma"...Reflita sobre esse pensamento e, escreva suas ideias e/ou conclusões a respeito do mesmo.

6 comentários:

  1. Realmente, a poesia enriquece a alma, o coração e leva a pessoa a viajar num mundo de imaginação. Sentimentos adormecidos são despertados. Desejos são sobressaltados. Enfim, a poesia transforma a mente e pode levar o leitor a ter infinitas informações, saberes e emoções... Sabrina.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. É "a poesia enriquece a alma"... e que pena que nós, professores de ensino médio vemos tão pouca poesia entre os nossos alunos, é a partir dela que se manifestam as emoções, as habilidades, a imaginação...
    Deveríamos trabalhar a poesia em todas as disciplinas, pois cada um é capaz, basta usar a sensibilidade de um poema para retratar o que acontece em nosso dia a dia.
    ProfªDébora

    ResponderExcluir
  4. Novamente o assunto leitura nos faz refletir, agora, analisando a poesia. A poesia pode proporcionar momentos de descontração e reflexão em sala de aula, podendo ser utilizada em conjunto com várias disciplinas. Porém, deixamos a desejar, em qualquer nível do ensino, quando não usamos deste tipo de texto. Entretanto, devemos ter em mente que os textos poéticos enriquecem a alma e, atingem o coração.

    ResponderExcluir
  5. Escolhemos como nosso tópico, a riqueza da poesia. Brincar de poesia é um exercício para a vida, quanto mais adultos e crianças estarem em contato com ela, mais querem saber, mais se querem descobrir e aprender. Muitas vezes, o poeta brinca com as palavras, ele as coloca soltas, empilhadas, em fila, desenhadas e tudo isso é lúdico, criativo e original, e tem o poder de chamar a atenção. Acredito que a poesia impressiona muito, principalmente aquelas pessoas que são sensíveis. Por isso, a importância dela na infância, quanto mais a criança estiver em contato com as palavras mais ela crescerá em afeto e carinho. Sem dúvida, a poesia mexe com as emoções e nos torna pessoas melhores e mais humanas.

    ResponderExcluir
  6. A poesia desperta emoções e sensacões maravilhosas, nos proporciona, uma viagem ao imaginario, onde buscamos boas recordaçoes e emoçoes com: amar. sentir medo, fantasia, e sempre a sensação de quero mais, pois enquanto o poema não toma seu roteiro podemos imaginar e pensar seu desdobramento.
    Profº Eliane Francielli

    ResponderExcluir