segunda-feira, 9 de maio de 2011

Texto coletivo - A poesia enriquece a alma

Como muitos autores definem, a literatura é a arte da palavra, acreditamos que também a poesia possa ser definida assim.
Fazer poesia, sem dúvida, é brincar com as palavras. É brincar com as rimas e os significados. A poesia sugere mais que uma leitura, pois o poeta organiza e associa as palavras de forma estratégica para que isso seja possível.
Percebemos que muitos profissionais não trabalham com poesia em sala de aula por não se sentirem preparados para tanto. Entretanto, essa resistência dos professores não devia existir, pois na poesia as palavras  tocam o espírito, provocam emoções e sentimentos e, todos nós somos capazes de perceber tais fatos.
A poesia pode falar sobre qualquer assunto, objetos, animais, pessoas ou acontecimentos, como algumas que lemos no estudo desse módulo. São de fácil compreensão e podem ser trabalhadas de 1ª a 4ª série, com muita tranquilidade.
Os pequenos, sem dúvida, irão se encantar com as rimas e a consequente musicalidade, como a maioria dos adultos que as leem e interpretam seu sugnificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário