sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comentário sobre a música o caderno - Toquinho


O caderno – Toquinho

            Escolhemos esta música por citar elementos como: casa, montanha, céu e nuvens, o que nos leva rapidamente a imaginar uma bela paisagem, página de um livro bem ilustrado, contando uma estória infantil.
            O título poderia ser mudado...o livro...já que o compositor diz que tudo o que está escrito nele ficará guardado e dará prazer. Da mesma maneira é o livro, suas estórias nos marcam para toda a vida e nos dão prazer sempre que relembradas.
            Quando Toquinho diz que “vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver”, lembramos claramente da importância da leitura, uma vez que ela aprimora, transforma e aperfeiçoa os indivíduos.
            Para finalizar, o compositor pede para que as pessoas não esqueçam o caderno num canto qualquer. Da mesma forma, nós, professores, temos que nos empenhar para que nossos alunos não deixem os livros esquecidos nos cantos, pois há tantas outras tecnologias que disputam com eles a atenção dos adolescentes e crianças, mas nada é tão prazeroso quando viajar com personagens de uma estória.

Débora Luiza Neuls, Eliane F. Doehring, Gilvane H. Drebes, Jocélia Hofstätter, Maria da Piedade Gomes de Oliveira, Sabrina Barbiero Scheidemantel.


6 comentários:

  1. Olá colegas...é mesmo o blog é uma ferramenta importantíssima para nossos contatos....para mim esta música mostra que o caderno é um companheiro dos alunos, ainda é ali que deve ficar a maior parte das informações e por isso dar muito valor a ele. Profª Débora

    ResponderExcluir
  2. Como minha colega Gilvane escreveu, não devemos deixar um livro num canto qualquer. Devemos sempre ler,tanto a letra de uma música quanto a de um texto, identificando as palavras, fazendo-as ter sentido, compreendendo, interpretando,relacionando e retendo o que for mais relevante, pois quem não lê, não pensa e, poderá ser sempre um servo... Sabrina Barbiero Scheidemantel.

    ResponderExcluir
  3. Meninas! Sou fã de Toquinho. A relação dele com o mundo infantil é fenomenal. Sempre digo aos meus alunos que quem carrega um caderninho terá sempre uma história para contar, pois passamos no dia a dia por situações diversas que podem se tornar palavras mágicas. Bjos! Clarinha

    ResponderExcluir
  4. Oi colegas, estou meio atrasada para fazer o comentário, mas não resisti. Touquinho é um maravilho autor, pois consegue fazer uma ponte com a infância, onde o livro é indispensável para a criança e também para adolescentes, adultos enfim, todos que curtirem uma boa história, sendo que eles visualizam o que leêm e imaginam.Os livros como bem diz a colega Gilvane não deve ser deixado em um canto qualquer. Os livros são preciosidades que devem ser cuidadas até em manusea-los, pois eles fazem parte da nossa história e sempre vão fazer parte da nossa vida.
    Profª Eliane Francielli

    ResponderExcluir
  5. Confesso que fico com lágrimas nos olhos toda vez que escuto esta música, em um panorama maior ela me faz lembrar dos amigos que passam por nossa vida e por algum motivo de força maior perdemos o contato com eles. O final da música me diz que eu nunca devo esquecer desses amigos em "num canto qualquer".

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sei que essa publicação não tem nada a ver com a temática do blog, mas poderia permitir ainda assim? Me
    ajudaria muito!

    Trabalho com música ao vivo, esse é um vídeo de um cover
    meu, se puder, me ajuda curtindo a minha página, pois
    aumentará meu ranque nos buscadores e as chances de
    contratação! Muito obrigado! Deus te abençoe!

    Nua | Ana Carolina | Cover Felipe Medeiros

    https://www.facebook.com/cantorfelipemedeiros/videos/1043678305761075/

    ResponderExcluir